CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS
CONDIÇÕES ESPECIAIS

,

5 estratégias para compor espaços colaborativos

  |  
5 estratégias para compor espaços colaborativos

5 estratégias para compor espaços colaborativos

Tempo de Leitura: 3 minutos |

Um local de trabalho produtivo e saudável precisa proporcionar bem-estar aos colaboradores e isso pode ser alcançado por meio de ambientes agradáveis e harmônicos. 

Esse tipo de espaço contribui para o aumento da satisfação das pessoas, fazendo com que elas se sintam parte daquele local e melhorem seu desempenho na empresa, influenciando assim os resultados.

Neste artigo, separamos dicas valiosas para compor espaços colaborativos inspiradores. Confira!

Traga vida aos espaços colaborativos por meio das cores

As cores têm o poder de influenciar nosso estado de espírito, energia e criatividade. Por isso, escolha paletas que estimulem a produtividade e fomentem um ambiente positivo, como o azul e laranja. 

O azul remete a confiança, calma, segurança, tranquilidade e serenidade, ideal para espaços de reflexão e contemplação. Por ser uma cor mais fria tem o efeito calmante, sendo ideal para locais de espera e descompressão.

O laranja tem a propriedade de aquecer o tom frio do azul. Por ser uma cor quente e vibrante remete ao entusiasmo, alegria, criatividade, estímulo e determinação. 

A junção destas duas tonalidades tornam o ambiente equilibrado, convidativo e moderno.

Acrescente elementos naturais

Também é importante considerar outros aspectos como a iluminação natural, inserção de plantas e materiais orgânicos.

Diversas pesquisas indicam que a luz natural contribui para um espaço saudável, aumentando a disposição e consecutivamente a produtividade.

Além disso, o design biofílico oferece uma série de benefícios, como o fato de tornar o ar mais puro e melhorar a umidade natural do local, proporcionando a sensação de bem-estar e reduzindo os níveis de estresse.

Invista em itens funcionais

A funcionalidade é a palavra de ordem da arquitetura corporativa atual. Ela está ancorada em um tripé, composto por:

  1. Ergonomia para reduzir o risco de lesões e permitir o máximo de atenção, satisfação e produtividade para o colaborador;
  2. Compatibilidade entre o mobiliário e a tarefa a ser executada. Ela deve facilitar a execução das ações, e não dificultá-las;
  3. Conforto, visto que sensações negativas tendem a reduzir as funções cognitivas e executivas da mente.

Mas como isso funciona na prática? A maioria das atividades de escritório demandam o uso de materiais de papelaria e a manipulação de papéis. Portanto, as gavetas são fundamentais em muitos casos. 

Além disso, elas utilizam computadores ou notebooks. Então, deve haver espaços para a passagem de cabos, apoio de teclados e posicionamento de impressoras.

Do ponto de vista da ergonomia, deve seguir as normas regulamentadoras NR17 e NBR 13962 e apresentar possibilidade de ajustes ao biotipo para as tarefas serem executadas com conforto e sem restrições.

Mantenha a descontração e conforto

Implemente espaços que permitam trocas e interações de forma bem irreverente, como, por exemplo, as salas de descompressão e os espaços gourmets.

O conforto também é outro norte para o futuro. As pessoas estavam trabalhando em suas casas, o ambiente de maior aconchego que podemos ter. Então, desejam que os ambientes empresariais também tenham a mesma preocupação. 

Entretanto, mais do que isso, os colaboradores são mais produtivos e satisfeitos quando estão confortáveis.

Quanto menor for a diferença entre a experiência em escritório e em home office, melhor. Assim, há menor perda de produtividade devido à necessidade de se adaptar constantemente a dois modelos de espaço tão diferentes.

Invista em um mobiliário de alta qualidade

Um ambiente não é o mesmo sem o charme e aconchego dos móveis. O mobiliário é o grande protagonista, pois este é elemento definidor dos espaços.

Para além dos detalhes, considere em primeiro lugar a qualidade ergonômica do móvel e sua durabilidade, garantindo que eles contribuem para a saúde física e o bem-estar, aumentando a produtividade a longo prazo.

Conclusão

Deseja transformar seu escritório corporativo em um ambiente inovador, criativo e com alta produtividade? 

Acesse nosso site e descubra como nossa ampla seleção de móveis com alta qualidade e custo-benefício podem impulsionar o sucesso da sua empresa.

Ou se preferir, converse conosco pelo WhatsApp e descubra como podemos elevar seu ambiente de trabalho a um novo patamar.

Aproveite também e nos siga no Facebook, Linkedin e Instagram, estamos sempre postando novidades e tendências em móveis corporativos.